Carbono Orgânico

Para mitigar os impactos ambientais, neutralizar emissões de carbono, recuperar áreas degradadas e contribuir com a segurança alimentar de famílias e comunidades, o IPOEMA planta árvores através de sistemas agroflorestais garantindo a criação de ambientes produtivos ecologicamente equilibrados.

As árvores absorvem carbono da atmosfera e preservam o solo, a água e a biodiversidade. O Sistema Agroflorestal Sucessional utilizado pelo IPOEMA se baseia na observação da natureza, – do processo ecológico da sucessão natural que cria florestas – da compreensão dos mecanismos ecológicos fundamentais das florestas e da reprodução destes em ambientes degradados. Ou seja, copiando o que é feito pela natureza, mas acelerado pelo manejo do Homem.

Benefícios do plantio em Sistemas Agroflorestais

As agroflorestas contribuem diretamente para:

      • A produção de alimentos para famílias de agricultores rurais e comunidades de baixa renda.
      • O fortalecimento de escolas de permacultura e centros de pesquisa e difusão do IPOEMA, as chamadas Estações Permaculturais.
      • A recuperação ambiental e o reflorestamento de áreas de conservação, como parques públicos e reservas particulares.

+ Veja o resultado do trabalho realizado pelo IPOEMA para Neutralização das Emissões de Carbono do Encontro Nacional dos Procuradores da República (ENPR 2011). [/li]

Interessado?

Se você ou sua empresa gostariam de neutralizar suas emissões de carbono, entre em contato com o IPOEMA pelo email ipoema@ipoema.org.br com o assunto Carbono Orgânico.