Feira Orgânica Agroflorestal

Dando continuidade ao trabalho de pesquisa desenvolvido em parceria com a EMATER, foi criada em 2011 a Feira Orgânica da Estação Biológica, onde são comercializados os produtos dos sistemas agroflorestais desenvolvidos pelos produtores atendidos pelo projeto de pesquisa.
Assim, a Feira Orgânica da Estação Biológica – inaugurada no dia 9 de junho de 2011 – abre espaço à produtores que produzem alimentos livres de agrotóxicos, transgênicos e insumos químicos e que também pratiquem o reflorestamento de suas propriedades rurais ou o plantio de espécies florestais.

15 agricultores orgânicos estão presentes na feira, dos quais quatro são jovens produtores entre 20 e 30 anos. A participação das mulheres no projeto também é significativa. São sete mulheres que participam do grupo de feirantes. O objetivo é que todos os fornecedores de alimentos orgânicos utilizem práticas de conservação de solos, de água e da biodiversidade sem perder o foco em produzir alimentos saudáveis e gerar renda para as famílias rurais.

Roberto Guimarães, coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF, pretende que a formação desse grupo seja mais uma referência sobre trabalhos de organização social e comercialização de orgânicos. “Além disso, a criação de uma feira com essas características aqui perto da Emater e das secretarias de Saúde e de Agricultura é muito significativa, porque são instituições que trabalham pelo desenvolvimento sustentável e pela saúde das pessoas”, afirma Roberto.

O IPOEMA participou do projeto, acompanhando e capacitando os agricultores familiares para fazerem parte nessa transição agroecológica. Além disso, os produtos do Sítio Semente são comercializados nesta feira, e a administração da Feira Orgânica da Estação Biológica é realizada por Gabriel Romeo, um dos sócios do IPOEMA.

Inaugurada em comemoração ao dia Nacional do Meio Ambiente, a Feira Orgânica da Estação Biológica funciona todas as quintas-feiras, das 9hs às 16h, em frente à Casa do Cerrado, no final da Asa Norte.

 

 

Serviço

Feira Orgânica da Estação Biológica. Quintas-feiras, 9h às 16h