Permacultura

Permanência + Cultura

A permacultura consiste no planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das áreas, principalmente, de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia.

Segundo Bill Mollison, a Permacultura consiste na ‘elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resistência, e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente’

(Bill Mollison, 1999)

A Permacultura é trabalhar com a natureza, e não contra ela. É olhar os sistemas em todas as suas funções ao invés de tirar apenas um fruto deles, e de permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução.

Segundo Rosemary Morrow, os principais aspectos da Permacultura podem ser resumidos assim:

  • É um sistema para a criação de comunidades humanas sustentáveis que integra design e ecologia.
  • É uma síntese do conhecimento tradicional e da ciência moderna, aplicável a situações urbanas ou rurais.
  • Toma os sistemas naturais como modelo e trabalha com a natureza para projetar ambientes sustentáveis que possam prover as necessidades humanas básicas, bem como as infraestruturas que as apóiam.
  • Estimula a nos tornamos parte consciente de soluções frente aos inúmeros problemas que enfrentamos local e globalmente.

Clique abaixo para saber mais:

Histórico

A Permacultura foi criada nos anos 70 na Austrália, por Bill Mollison e David Holmgren. Desde lá, o termo evoluiu, recebeu diversas influências, e hoje abriga uma grande multidisciplinaridade.

Temas

Conheça através da Flor da Permacultura a ética da Permacultura, os princípios do Design, e as etapas chaves para criar uma cultura sustentável.

Design

Entenda o termo amplamente utilizado pela permacultura para definir o planejamento e o projeto executivo de um desenho de ocupação humana produtiva e sustentável.