David Holmgren

David Holmgren é ecologista, escritor e co-criador do conceito permacultura, em conjunto com Bill Mollison

David Holmgren nasceu em Fremantle, Austrália Ocidental, em 1955. Como filho de ativistas políticos da classe trabalhadora, foi bastante influenciado pela revolução social do final dos anos 60 e início dos 70. Em uma viagem através da Austrália em 1973 apaixonou-se pela paisagem da Tasmânia e entrou para a inovadora Environmental Design School (Escola de Design Ambiental) em Hobart.

Parceria

Uma intensa relação de trabalho com seu mentor Bill Mollison, nos três anos seguintes, levou ao conceito da permacultura e definiu o curso de sua vida posterior. Como o jovem co-autor de “Permacultura Um” em 1978, David evitou os holofotes e focou em desenvolver mais suas habilidades práticas e de design para um estilo de vida auto-suficiente.

Referência

Desde então ele escreveu vários outros livros, desenvolveu três propriedades usando princípios permaculturais, conduziu oficinas e cursos na Australia, Nova Zelândia, Israel, Europa e América Latina. Nos últimos 24 anos viveu e trabalhou em Hepburn Springs, centro do estado australiano de Victoria. Como consultor em design desenvolveu uma grande expertise nas paisagens temperadas dos sudeste australiano com um forte foco biorregional no território em que vive. Nos últimos 14 anos tem sido uma força condutora no planejamento e desenvolvimento do ecovila Fryers’ Forest.

Vida permacultural

Dentro do movimento internacional da permacultura, David é respeitado por seu compromisso em apresentar as ideias permaculturais por meio de projetos práticos. Ele ensina pelo exemplo pessoal que um estilo de vida sustentável é uma alternativa realista, atraente e poderosa ao consumismo dependente. Seu útimo livro é a destilação de uma vida vivida pelos princípios da permacultura.

Em 2007 veio ao Brasil, onde ministrou uma série de cursos e palestras.

Você sabia?

Em 2007, tivemos a oportunidade de receber e hospedar David no Centro de Permacultura Asa Branca, que esteve em Brasília ministrando um Curso Avançado de Permacultura, organizado pelo IPOEMA e parceiros.