Depoimentos

Esta página é dedicada à todos que já conheceram o nosso trabalho e gostariam de deixar um depoimento.

Usem no final, o espaço de comentários para deixar registrado o seu depoimento.

Deixamos aqui alguns que colhemos durante esses anos:

Cara Mônica Passarinho,

Esse ano nós, da Escola Classe Jardim Botânico, fomos agraciados com a participação no projeto “Desenvolvendo a Sustentabilidade no Jardim Botânico de Brasília”, realizado pelo IPOEMA em parceria com a CAESB. Quero compartilhar com você, educadora como nós, o que observamos em nossas crianças e em nós mesmos quando de nossas visitas. Todas nossas turmas, desde o 2º período até a 4ª série, visitaram a estação escola Chácara Asa Branca. As professoras regentes de cada turma escolheram o tema dentre os oferecidos (Água, Terra ou Vivências com o Cerrado), retrabalhando depois essa aula passeio, como chamamos nossas vivências educativas em ambientes distintos de nossa escola. Apesar de nossos alunos estarem acostumados com o cerrado, visto que nossa escola encontra-se dentro do Jardim Botânico de Brasília e costumamos usar as áreas coletivas deste ambiente, foi instigante e de profundo interesse o que vivenciamos na Asa Branca. Uma mistura de curiosidade e deslumbramento ocorreu entre nós, educandos e educadores.

O banheiro seco, o aproveitamento da água da chuva, a convivência com animais moradores da chácara, o reaproveitamento de materiais, o cerrado “vivo” e circundante, os viveiros de mudas, o telhado verde, as diversas possibilidades de construção, as trilhas, dentre tudo que vimos nesse fecundo tempo. Após as visitas fiz a escuta com cada professor de como sua turma interagiu com a chácara. Dei-me conta de que alguns colegas ficaram mais surpreendidos com as possibilidades da Permacultura do que seus alunos, ampliando o conceito de sustentabilidade e do que é possível realizar no momento presente, sempre uma coisa de cada vez.

Acompanhei as duas turmas de 4ª série que participaram da Educação Integral, cada uma indo seis vezes à chácara e desenvolvendo um programa que englobava os temas sugeridos. Esses alunos des envolveram uma intimidade com o lugar, um senso de orientação e uma observação mais direcionada, além de integrarem conhecimentos das diferentes vivências. Como ocorreu um minicurso de bioconstruções, a comunidade escolar (pais, professores, funcionários e vizinhança) pode conhecer a permacultura e acompanhar as construções que estão sendo realizadas na escola. Houve muito interesse e participação, apesar do tempo restrito. Todas essas atividades e aprendizado deixaram-me com uma vontade de “quero mais”. Desejamos, num futuro próximo, continuar com essa parceria. Somos gratas por tudo que aprendemos.

Ana Clara Barreiro de Sousa e demais educadores

Coordenadora de Educação Integral Escola Classe Jardim Botânico

“Gostaria de deixar aqui meu depoimento sobre o excelente PDC promovido pelo IPOEMA.

Participei do curso em julho de 2009, e devo dizer que esta foi uma das experiências mais significativas de minha vida, não só pelo conteúdo teórico e prático oferecido, mas, principalmente, pelo altíssimo nível humanístico e sensível de toda a equipe, que construiu um ambiente de afeto e respeito essencial ao aprendizado. Além do mais, a Chácara Asa Branca é um exemplo do que pode fazer a conjugação de esforços e sonhos de muitos seres humanos que querem construir um mundo melhor. Compartilho com todos algumas fotos do evento. Um grande abraço e até sempre!”

Paulo de Figueiredo