Estações

O IPOEMA atua hoje em três Estações Permaculturais, em busca da consolidação de centros de referência em permacultura.

O Instituto atua hoje nas seguintes Estações Permaculturais ao redor de Brasília: Chácara Asa Branca, berço do IPOEMA, no Sítio Semente e na Chácara Santa Rita.

Nas Estações, o Ipoema realiza seus cursos, vivências e atividades, trazendo para o dia-a-dia dos participantes a ética permacultural na prática. As Estações são ambientes não apenas demonstrativos, mas sim espaços onde vivem famílias que incorporam em seu cotidiano soluções sustentáveis para o dia-a-dia.

Para saber mais, clique no nome das Estações abaixo. Para obter informações sobre a localização das Estações, clique aqui.

Chácara Asa Branca

Desde 2000 a Chácara Asa Branca, berço do IPOEMA é um espaço em que as habitações, o abastecimento e tratamento das águas, a produção de alimentos e atividades produtivas são exemplos presentes de aplicação da Permacultura.

O Sítio Semente é uma das estações permaculturais do IPOEMA onde desde de 2005 vêm sido plantados Sistemas Agroflorestais no intuito de produzir alimentos de forma ecológica, além de recuperar a área degradada, revitalizando nascentes de água e promovendo a restauração dos serviços ambientais vitais para o bom funcionamento do ecossistema.

Chácara Santa Rita

A Chácara Santa Rita, situada na região do Paranoá, é o Centro de Convivência do IPOEMA, onde são realizadas atividades de educação ambiental, organização social, vivências de integração comunitária e gestão participativa.

Como chegar?