Estações

O IPOEMA atua hoje em duas Estações Permaculturais, em busca da consolidação de centros de referência em permacultura.

O Instituto nasceu em 2005 do trabalho em permacultura realizado na Chácara Asa Branca desde 1999. Ao longo de sua história o IPOEMA já atuou em diversas estações permaculturais ao redor de Brasília como o Sítio Tamanduá e o Sítio Semente, e realizou benfeitorias em diversas localidades do Planalto Central, e até fora do Brasil!

Hoje o IPOEMA concentra sua energia na Chácara Asa Branca – palco dos projetos Águas do Cerrado e Rio São Bartolomeu Vivo – e na Chácara Santa Rita, que é de propriedade institucional e está se tornando a futura Sede do Instituto com o projeto Viverdedentro e com novas construções que estão sendo desenvolvidas.

Nas Estações, o Ipoema realiza seus cursos, vivências e atividades, trazendo para o dia-a-dia dos participantes a ética permacultural na prática. As Estações são ambientes não apenas demonstrativos, mas sim espaços onde vivem famílias que incorporam em seu cotidiano soluções sustentáveis para o dia-a-dia.

Para saber mais, clique no nome das Estações abaixo.
Para obter informações sobre a localização das Estações, clique no botão abaixo.

Como chegar?

Chácara Asa Branca

Desde 2000 a Chácara Asa Branca, berço do IPOEMA é um espaço em que as habitações, o abastecimento e tratamento das águas, a produção de alimentos e atividades produtivas são exemplos presentes de aplicação da Permacultura.

Chácara Santa Rita

A Chácara Santa Rita, situada na região do Paranoá, é o Centro de Convivência do IPOEMA, onde são realizadas atividades de educação ambiental, organização social, vivências de integração comunitária e gestão participativa.