Chácara Asa Branca

Berço do Ipoema, aliando habitações, turismo, educação, tratamento de água e produção de alimentos

Localizada a 23 km do centro de Brasília, o Centro de Permacultura Asa Branca, berço do IPOEMA é um espaço em que as habitações, o abastecimento e tratamento das águas, a produção de alimentos e atividades produtivas são exemplos presentes de aplicação da Permacultura. Ocupa uma área de 6 hectares de um belo e denso cerrado, onde diversas atividades e processos para geração de sustentabilidade podem ser observados. Recebe cerca de 10.000 visitantes por ano entre escolas, universidades, associações, empresas, órgãos do governo e famílias.

Baseado nos princípios da permacultura, com planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, os projetos implementados na Chácara Asa Branca unem práticas ancestrais aos modernos conhecimentos, principalmente de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia. A elaboração, a implantação e a manutenção de ecossistemas produtivos da Asa Branca promovem a diversidade, a resiliência e a estabilidade dos ecossistemas naturais. Esse processo alinha os sistemas humanos – energia, moradia, alimentação e cultura – com a maneira pela qual a vida funciona de forma harmoniosa.

Evolução

Veja abaixo, as imagens de satélite desde 2003 até 2007.

Serviços

A Chácara Asa Branca recebe grupos de todas as idades para realizar o Turismo Ecopedagógico, hospeda os participantes dos cursos de Bioconstrução e PDC do IPOEMA, recebe estagiários e é palco dos projetos Rio São Bartolomeu Vivo e  Educação para a Sustentabilidade, além de fornecer o serviço de vendas de muda, paisagismo, consultoria e realização de bioconstruções.

Visite o site

Envie um email