Formatos

Conheça aqui os diferentes formatos de Curso, pensados para atender as suas necessidades. São ao total 11 formatos, que variam quanto a: duração, objetivos pedagógicos, local de realização, frequência de realização, e serviços adicionais oferecidos. Assim, você poderá encontrar um curso feito sob-medida para você!

Todos trabalham com a ótica do financiamento coletivo para sua realização, baseando-se na transparência dos recursos financeiros e na co-responsabilidade entre coordenadores, professores, equipe de funcionários e participantes. Saiba mais…

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um deles dos formatos propostos:

Mini-Curso

Com duração de 2 a 3 dias, o formato Mini-Curso ocorre na sexta + final de semana em um local próximo à cidade, de forma a facilitar a inda e vinda ao curso. A alimentação e a hospedagem não necessariamente são oferecidos ou estão inclusos no valor. A abordagem pedagógica abrange teoria e prática com o intuito de introduzir o participante ao tema e permitir a ele sair do mini-curso com um produto realizado. É indicado principalmente para empreendedores socioambientais, pessoas em busca de novos perspectivas de vida, ativistas, jovens idealistas, universitários e adolescentes.

Curso

O formato Curso tem duração de até 4 dias, e acontece geralmente na união de um feriado com final de semana em uma estação permacultural. Dessa forma, este curso prevê acomodação e alimentação dos participantes para que possamos ficar em imersão no Curso aprofundando os aprendizados, as trocas entre os participantes e a vivência dos temas trabalhados. A acomodação oferecida é em camping com espaço confortável para a instalação de barracas (não fornecidas), e dispõe de banheiros secos, vestiário e duchas aquecidas. Os participantes devem trazer sua barraca, assim como colchonete e cobertas (faz frio!!!). Eventualmente (dependendo do local) pode haver a opção de acomodação em quartos coletivos. A abordagem pedagógica envolve teoria e prática, buscando um aprofundamento no tema e o desenvolvimento da dimensão intrapessoal. É indicado principalmente para empreendedores socioambientais, pessoas em busca de novos perspectivas de vida, funcionários públicos, e também executivos e universitários.

Imersão

O formato Imersão prevê um curso de maior duração (de 5 à 10 dias) com o intuito de promover uma aprofundamento no tema – de forma teórica e prática -, o desenvolvimento da dimensão intrapessoal e a vivência de comunidade. Ele ocorre de 2 a 3 vezes ao ano, em época de férias escolares, de forma a facilitar que adultos e jovens possam dedicar este tempo para se recriarem! Dessa forma, este curso prevê acomodação e alimentação dos participantes para que possamos ficar em imersão no Curso aprofundando os aprendizados, as trocas entre os participantes e a vivência dos temas trabalhados. A acomodação oferecida é em camping com espaço confortável para a instalação de barracas (não fornecidas), e dispõe de banheiros secos, vestiário e duchas aquecidas. Os participantes devem trazer sua barraca, assim como colchonete e cobertas (faz frio!!!). Eventualmente (dependendo do local) pode haver a opção de acomodação em quartos coletivos. É indicado principalmente para empreendedores socioambientais, pessoas em busca de novos perspectivas de vida, funcionários públicos, e também executivos e universitários.

Modular

O formato Modular é composto por módulos de 2 a 3 dias que acontecem em finais de semana e/ou feriados, distribuídos num período de 6 meses à 1 ano. Há alimentação e hospedagem durante os módulos, que acontecem em Estações Permaculturais. São módulos integrados, com o objetivo pedagógico de permitir uma real transformação na vida dos participantes, ao propiciar muitos momentos de vivência em comunidade, o olhar para a dimensão intrapessoal, enquanto os conteúdos são abordados de forma continuada, mesclando teória e prática. Dependendo da edição, pode haver a possibilidade de fazer os módulos dissociados uns dos outros, sendo certificado só pelo módulo que realizar. É indicado para empreendedores socioambientais, pessoas em busca de novos perspectivas de vida, e funcionários públicos mas pode também interessar ativistas, jovens idealistas, e universitários.

Workshop

Com duração de um dia de semana ou final de semana, o formato Workshop se propõe a abordar de forma teórica como um primeiro contato do participante com o tema. O objetivo pedagógico é apresentar ao participante uma panorama geral desta temática, suas aplicações e fundamentos, colocando os participantes em contato com outras pessoas interessadas e indicando possíveis caminhos para o aprofundamento deste tema. Pode ser complementado com uma formação mais prática como a Oficina-Mutirão ou o Curso. Acontece em um local na cidade ou próximo dela, de forma a permitir facilidade de acesso. Este formato não inclui nem alimentação nem acomodação, com possibilidade de um restaurante indicado à proximidade ou o convite para um refeição partilhada. É indicado principalmente para executivos, empreendedores socioambientais, pessoas em busca de novos perspectivas de vida, e funcionários públicos.

Palestra

O formato Palestra tem duração de 3 a 4hs, e ocorre durante dias de semana ou final de semana, em um local na cidade ou próximo dela. Assim como o Workshop, não inclui nem alimentação nem hospedagem, e é de caráter teórico, como um primeiro contato do participante com o tema. O objetivo pedagógico é apresentar ao participante uma panorama geral desta temática com suas aplicações e benefícios.  Pode ser complementado com uma formação mais prática como a Oficina-Mutirão ou o Curso. É indicado para um público amplo de interessados como executivos, empreendedores socioambientais, pessoas em busca de novos perspectivas de vida, funcionários públicos, ativistas, jovens idealistas, e universitários. Dessa forma, a Palestra tem seus custos reduzidos e abrange um público com menor disponibilidade em tempo, recurso financeiro ou locomoção.

Acampamento de Verão

O formato Acampamento de Verão tem duração de 5 a 10 dias, e ocorre em uma Estação Permacultural durante as férias escolares, voltado para o público adolescente ou infantil. O objetivo pedagógico é proporcionar aos jovens e crianças momentos lúdicos e de aprendizagem integrados. Permite o contato com a Natureza, o despertar para as questões ecológicas e sócioambientais sob o olhar da Permacultura. Inclue a acomodação e a alimentação. A acomodação oferecida é em camping com espaço confortável para a instalação de barracas (não fornecidas), e dispõe de banheiros secos, vestiário e duchas aquecidas. Os participantes devem trazer sua barraca, assim como colchonete e cobertas (faz frio!!!). Eventualmente (dependendo do local) pode haver a opção de acomodação em quartos coletivos

Semanal

O formato Semanal tem duração de 1 dia por semana ao longo de um semestre, que pode ser em dia de semana, inclusive durante as noites. Este formato não prevê nem alimentação nem acomodação, e acontece em uma Estação Permacultural. É uma formação continuada que aborda de forma teórica e prática os temas propostos. Eventualmente, pode ter um propósito bem definido, atrelado ao local e a comunidade do entorno, e podendo ser desenvolvido para um grupo fechado de participantes com uma demanda específica (ex:. criação de uma praça comunitária ecológica). É indicado principalmente para empreendedores socioambientais, universitários, adolescentes e crianças, pessoas em busca de novos perspectivas de vida, e funcionários públicos.

Viverdedentro

Como o formato semanal, só que com o grande diferencial de garantir a vivência coletiva em uma residência permacultural. Constitui um projeto por si só, o projeto Viverdedentro que se iniciou em 2013. O projeto consiste numa residência pedagógica, no qual o participante será acompanhado durante 6 meses pelos professores-orientadores do Ipoema enquanto experienciam uma moradia coletiva numa chácara permacultural. A idéia é que os aprendizados venham pela própria experiência de vida coletiva e da aplicação prática, fundamentada e orientada dos princípios, metodologia e técnicas da permacultura. Cada ciclo de 6 meses tem uma meta própria que será desenvolvida ao longo dos encontros semanais. É indicado principalmente para empreendedores socioambientais, pessoas buscando uma nova perspectiva de vida, ativistas, jovens idealistas e universitários. Visite a página do projeto para saber mais.

Oficina-Mutirão

O formato de oficina-mutirão acontece durante 1 ou 2 dias aos finais de semana, em uma Estação Permacultural. Conta com uma abordagem prática e vivencial alimentada com orientações pedagógicas. O objetivo pedagógico é que o participante aprenda a fazer na prática, sabendo utilizar as ferramentas necessárias para a execução das atividades, aprendendo os detalhes da operação e descobrindo como otimizar os processos. Não há alimentação nem acomodação prevista, e dessa forma um custo reduzido afim de abranger um público com menor disponibilidade em tempo e recurso financeiro, aliado à sede de descobrir algo novo. É feito o convite para que haja uma refeição partilhada. Pode ser complementado com uma formação mais teórica como a o Workshop ou a Palestra. É indicado principalmente para ativistas, jovens idealistas e universitários, e empreendedores socioambientais.

Eventualmente, para pessoas de fora de Brasília pode oferecer acomodação em camping ou ser conciliado com o projeto Vivências caso haja disponibilidade.

Café Mundial

Com duração menor de todos, o formato Café Mundial se propõe em ½ dia à promover o diálogo sobre temas pontuais e contemporâneos, envolvendo diversos atores e favorecendo a criação de redes de apoio e inovação. Ele acontece em fianis de semana ou noites de dia de semana, na cidade ou próximo à ela, e envolve um lanche acompanhando a conversa. Baseada na metodologia do “World Coffee” um facilitador apresenta o tema e instiga os participantes a discutirem sobre ele, respondendo à perguntas geradoras, ao mesmo tempo que se conhecem e identificam no território e são chamados à ação de transformação deste.  É indicado para um público amplo de interessados como executivos, empreendedores socioambientais, pessoas em busca de novos perspectivas de vida, funcionários públicos, ativistas, jovens idealistas, universitários e adolescente.