Questões Práticas

Aqui você encontra respostas para muitas perguntas!
Leia com atenção, e se ainda tiver alguma dúvida estamos à disposição para esclarecê-la, basta entrar em contato conosco!

Localização

Veja mais

Cada Curso acontece em uma de nossas Estações Permaculturais, e as oficinas podem acontecer nas Estações ou em outros locais julgados mais adequados para aquele tema. Consulte na página do curso que você está interessado onde ele ocorrerá. O IPOEMA se situa em Brasília – DF – BRASIL.
Clique aqui para saber mais sobre nossas Estações Permaculturais e sobre como chegar.

Horário das Aulas

Veja mais

As aulas acontecem o dia todo, geralmente das 8hs às 18hs.
Os participantes são convidados à ficar em imersão durante os dias de curso, pernoitando na Estação Permacultural onde acontece o curso, afim de viverem a experiência da Permacultura integralmente, e aproveitarem deste ambiente maravilhoso!

Acomodação

Veja mais

As Estações Permaculturais possuem espaço de camping para instalação de barracas, e dispõe de banheiros secos, vestiário e ducha para os participantes do curso. Os participantes devem trazer sua barraca, assim como colchonete e cobertas.
Os cursos acontecen durante vários dias, em formato imersão. e portanto prevêem acomodação dos participantes.
As oficinas duram um final de semana, e não prevê acomodação. Em caso de necessidade, podemos abrir uma exceção.

Alimentação

Veja mais

A alimentação é ovo-lacto-vegetariana e ecológica, durante todo o curso.
No caso dos cursos são 3 refeições e 2 lanches por dia. Aproveite!
As oficinas contam com almoço e lanches reforçados. Caso você tenha alguma alergia ou limitação específica, nos informe no momento da inscrição.

Transporte

Veja mais

Os participantes receberão por email um mapa com as indicações de como chegar na Estação Permacultural onde acontecerá o curso.

A cada edição sugerimos aos participantes de realizar a Carona Solidária afim de diminuir o número de carros vindo para o curso, e de ajudar os participantes que não dispõe de  meio de transporte, além de já propiciar a integração dos participantes.

Inscrição

Veja mais

Para se inscrever no curso do IPOEMA, basta:

  • Efetuar o pagamento (à vista ou a primeira parcela)
  • Anotar os dados do pagamento: número da transação bancária, valor e data
  • Preencher a ficha de inscrição do curso, fornecendo os dados do pagamento

Somente após essas 3 etapas a sua vaga estará garantida. Um email de confirmação será enviado.

As inscrições se encerram com 1 semana se antecedência ao curso. É necessário que hajam 15 alunos no mínimo para que o curso ocorra.
As vagas são limitadas, então garanta a sua vaga o quanto antes! As turmas são de no máximo 35 alunos, exceto o Curso de SAF com Ernst Götsch que abriga até 40 alunos.

Se você tem interesse em realizar um curso para o qual as inscrições já se encerraram ou não há mais vagas, deixe seu nome na Lista de Espera. Você será informado do próximo curso com exclusividade, e eventualmente podemos abrir mais uma turma.

Certificação

Veja mais

No último dia de cada curso ou oficina, todos os participantes que tiverem no mínimo 75% de presença são certificados pelo IPOEMA. Eles recebem um certificado, indicando as datas, local, tema e duração (horas de aula) do curso que realizaram.

Realização

Veja mais

A realização do curso depende do número mínimo de 15 participantes inscritos até o final do período de inscrições (uma semana de antecedência).
Quando o mínimo de pessoas for atingido, os participantes já inscritos serão informados, recebendo a confirmação de que o curso ocorrerá.

Caso até 15 dias antes do curso não haja o mínimo de participantes necessário, os participantes serão avisados para que considerem a possibilidade de que o curso não ocorra, e para que eles próprios ajudem a divulgar o curso e trazer mais participantes afim de fechar a turma.

Caso o curso tenha que ser cancelado por falta do número mínimo de pessoas, ou qualquer outro motivo maior do IPOEMA, os participantes serão informados com uma semana de antecedência, e terão o valor integral do curso devolvido.

Pagamento

Veja mais

O valor do custo inclui material didático, alimentação e acomodação durante os dias de curso.

O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado, em 2x ou 3x dependendo do curso. No caso de pagamento parcelado, a segunda parcela será para 30 dias após o início do curso, e a terceira para 60 dias após o início do curso. Caso necessite de maiores facilidades para o pagamento, entre em contato conosco e veremos caso a caso o que podemos oferecer.

Para efetivação da inscrição o participante deverá realizar o pagamento da 1ª parcela em caso de parcelamento, ou do pagamento à vista. Para isso, é necessário fazer um depósito na conta do IPOEMA, e anotar os dados da transação, para colocar no formulário da inscrição. As demais parcelas devem ser pagas em cheque pré-datados no 1o dia de curso, com datas para 30 e 60 dias a contar do dia do 1o depósito.

Em caso de desistência, com aviso prévio de 1 semana em relação ao curso será devolvido 75% sobre o valor total da inscrição, após essa data o valor não será devolvido.

Os dados para pagamento são:

IPOEMA
  • Razão Social: Instituto de Permacultura: Organizações Ecovilas e Meio Ambiente
  • Banco:  Banco do Brasil
  • Agência: 3600-5
  • Conta Corrente: 16083-0
  • CNPJ: 07.332.061/0001-03

Desconto

Veja mais

Temos duas modalidades de desconto

  • Oferecemos desconto de 5% para pagamentos com antecedência.
  • Ex-alunos do IPOEMA beneficiam de 10% de desconto! Porém só terão direito à esse desconto se a inscrição for realizada com antecedência.

Para beneficiar destes descontos verifique a data limite da antecedência para o curso que deseja (1 mês de antecedência), e realize sua inscrição antes deste dia.

Bolsas

Veja mais

O IPOEMA se esforça de poder oferecer bolsas às pessoas que encontram dificuldades em arcar com o custo dos cursos.
A possibilidade de oferecer bolsas existe à partir de um número mínimo de inscritos no valor cheio, que permitam de custear as inscrições dos bolsitas.

Assim só podemos definir qual o valor que podemos destinar à bolsas ao final do período de inscrições. As bolsas possíveis são de 25%, 50%, 75% e 100% e serão estipulados pela Coordenação de Cursos.

Como recebemos muitos pedidos, criamos um questionário que nos permita de conhecer os motivos e o interesse das pessoas que pedem bolsa, para que possamos depois realizar uma seleção e beneficiar algumas pessoas. Os critérios utilizados para a escolha são:

  • Ser multiplicador (inclui agricultores): participar de comunidades, entidades ou projeto (individual ou coletivo/institucional) em andamento
  • Chacareiro ligado à uma associação ou movimento
  • Possibilidade concreta de aplicação
  • Baixa renda comprovada – endereço e renda familiar estimada
  • Ter possibilidade de gerar contrapartida em alimentos, sementes ou serviços ao IPOEMA
  • Parceiro do IPOEMA

Para deixar o seu pedido de bolsa, preencha o questionário clicando aqui.

Crianças

Veja mais

Com exceção do PDCinho, os nossos cursos são desenhados para adultos, e jovens com maioridade. No entanto, a entrada de crianças acompanhando seus pais não é vetada, somente deve observar certas informações.

Não dispomos de uma estrutura para cuidar das crianças enquanto os alunos estão em aula, o que significa que os pais devem ser responsáveis pelas crianças, e que para isso pode fazer com que sejam perdidos alguns momentos de aula. O único problema para nós é se a presença da criança atrapalhar o grupo de alguma forma, mas isso não costuma ocorrer.

Haverão momentos de aula teórica em sala de aula que costumam ser os mais difíceis para as crianças; e outros momentos de prática, onde elas costumam se integrar muito bem. Fica à critério dos pais de julgar como à criança se adaptará às atividades, em função do perfil da criança. Pode ser muito gostoso para todos os participantes, como pode ser cansativo ter que se dividir entre as duas funcões.

Crianças menores de 10 anos não pagam nada, e crianças com mais de 10 anos pagam a diária do Sítio e a alimentação, num total de R$30,00/dia. Este valor deve ser pago no momento da inscrição dos pais.

Em caso de trazer crianças pedimos que nos avise com antecedência para dimensionarmos e adaptarmos o que for possivel (acomodação, alimentação…).

Animais

Veja mais

De forma geral a entrada de animais domésticos pertencentes aos participantes dos cursos nas nossas Estações Permaculturais é vetada.