VIVERDEDENTRO | Abertura de vagas

Apoiando as pessoas para que elas sejam a mudança que elas querem ver no mundo, o IPOEMA inova ao lançar seu mais novo projeto de educação: o projeto viverdedentro.

Como o nome sugere, o projeto consiste numa residência pedagógica, no qual o participante será acompanhado durante 6 meses pelos professores-orientadores do Ipoema enquanto experienciam uma moradia coletiva numa chácara permacultural. A idéia é que os aprendizados venham pela própria experiência de vida coletiva e da aplicação prática, fundamentada e orientada dos princípios, metodologia e técnicas da permacultura.

A semente deste projeto foi plantada há 7 meses de forma cooperativa, e 3 destas pessoas são os primeiros residentes da casa viverdedentro. Hoje, abrimos mais 3 vagas para interessados em compor essa turma que vivenciará o primeiro ciclo da viverdedentro.

Veja informações detalhadas sobre o projeto e como fazer para se candidatar às vagas.

Datas

  • As inscrições estão abertas até dia 04/04/2014.
  • Os selecionados deverão ter disponibilidade de participar da vivência de recepção na sexta-feira dia 11/04/2014 na manhã.
  • A estadia na casa viverdedentro se iniciará no dia 14/04/2014 e vai no mínimo até dia 31/08/2014.

Oportunidade de Contratação

Water_on_Hand

No âmbito do novo projeto “Águas do Cerrado: O Futuro em Nossas Mãos”, o IPOEMA abre oportunidade de contratação para as seguintes vagas:

 Secretária
▪ Administrador
 Gerente Técnico-Operacional
▪ Técnico de Campo

Clique nos nomes das vagas para acessar o seu detalhamento e descobrir como proceder para se candidatar. As candidaturas devem ser enviadas até dia 20/03/2014.

Candidaturas recebidas após essa data ou por outros canais de comunicação serão desconsideradas.

FG Projeto Aguás - cor

Clique para ver a apresentação

Para saber mais

Para ter mais informações sobre o IPOEMA, explore nosso site.

Para conhecer o Projeto Águas do Cerrado, navegue pela apresentação do projeto clicando na imagem ao lado. Se trata de uma apresentação no programa Prezi. Basta ampliar a tela e ir passando os slides. Não se preocupe em ler os textos quando as letras estiverem pequenas, no próximo slide elas ficarão maiores.

Caso o link não funcione, você pode acessar copiando e colando o endereço no seu navegador:http://prezi.com/b4c3natr-f-/?utmcampaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share

Oficina de Sociocracia

Sociocracia é um processo sistêmico de governança e tomada de decisão, que possibilita a uma organização se auto-gerenciar de forma orgânica e produtiva.

Apoie este projeto  Inscrição    Questões Práticas

 

BSB-Chamada2

 

 

SAF Ernst 2013

O curso de Sistemas Agroflorestais Avançado com Ernst Götsch promove durante 4 dias o aperfeiçoamento das técnicas de implantação, compreensão e manejo de sistemas agroflorestais sucessionais.

Todos os anos o pesquisador Ernst Götsch trás inovações no design destes sistemas, e sua fonte de conhecimento é inesgotável. Ter aula com ele é uma oportunidade valiosa para qualquer agrofloresteiro!

Este ano, o curso acontecerá entre os dias 31 de Outubro a 3 de Novembro de 2013.

Inscrição    Questões Práticas

SAF Ernst #5

O Curso

Curso para agrofloresteiros que já têm conhecimento e/ou experiência com SAF’s e querem ter a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, aprendendo diretamente com o mestre das Agroflorestas Sucessionais, o suíço Ernst Götsch.

O IPOEMA organiza uma vez por ano, um Curso Avançado com Ernst Göstch, o criador dos SAFs sucessionais no Brasil.

O curso de Sistemas Agroflorestais Avançado com Ernst Götsch promove durante 5 dias o aperfeiçoamento das técnicas de implantação, compreensão e manejo de sistemas agroflorestais sucessionais. Todos os anos o pesquisador Ernst Götsch trás inovações no design destes sistemas, e sua fonte de conhecimento é inesgotável. Ter aula com ele é uma oportunidade valiosa para qualquer agrofloresteiro!

Por se tratar de um curso avançado existem alguns pré requisitos como possuir prévio conhecimento sobre SAF, e/ou trabalhar com aplicando os conhecimentos na prática, para que o curso seja o mais proveitoso para todos. As vagas são limitadas e exige seleção dos candidatos.

Datas

  • Limite para pré-inscrições: 05/10/2013
  • Efetivação das inscrições: 15/10 a 24/10/2013
  • Limite para inscrição: 24/10/2013

Valores

  • R$ 900,00

Formas de Pagamento

  • À vista
  • Parcelado em até 6x

InscriçãoPré-inscrição    Questões Práticas

Próximos cursos

Programe-se já e garanta sua vaga!

Oficina de Sociocracia

Sociocracia é um processo sistêmico de governança e tomada de decisão, que possibilita a uma organização se auto-gerenciar de forma

SAF #15

As inscrições já estão abertas! 
 Inscrição Questões Práticas

Definição

SAF é a a abreviação de Sistema Agroflorestal, uma forma de uso da terra na qual se resgata a forma ancestral de cultivo combinando espécies arbóreas lenhosas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou animais, de forma simultânea ou em seqüência temporal e que interagem econômica e ecologicamente. As diferentes aplicações dos SAFs são: recomposição florestal de áreas de preservação permanente – APP e reservas legais, seqüestro de carbono, produção de alimentos, recuperação de nascentes e de áreas degradadas.

Curso

O curso de SAF promove durante 4 dias o aprendizado sobre o ancestral sistema de uso da terra, seus fundamentos, implantação, manejo e aplicações. Ele possui aulas práticas e teóricas para um público diverso que não necessita de conhecimentos prévios em agricultura. O curso acontecerá entre os dias10 a 13 de Outubro de 2013, das 8hs às 18hs, todos os dias. O curso inclui todo o material pedagógico e material de apoio às práticas, acomodação, alimentação e certificação.

Educadores

Juã Pereira

Agricultor faniliar e permacultor responsável pela produção de alimentos orgânicos agroflorestais no Sítio Semente e comercialização destes em feiras orgânicas de Brasília. Atua em projetos ligados à agroecologia com agricultores pela EMATER-DF.

Daniel Carneiro

Engenheiro Florestal e permacultor é pesquisador e consultor em SAF, Inventário Florestal, coleta e beneficiamento de sementes. Também responsável pela gestão do Sítio Semente.

Alimentação

Durante o curso você se beneficiará de uma alimentação ecológica e saudável, preparada preferencialmente com alimentos orgânicos e agroflorestais produzidos localmente e por pequenos produtores. São 3 refeições (café-da-manhã, almoço, e jantar) e 2 lanches com frutas e vitaminas (manhã e tarde).

Acomodação

Ao longo dos 4 dias de curso sugerimos que você permaneça no Sítio durante as noites. Para isso, você dispõe de um espaço de camping equipado de banheiros, luz e vestiários. Você deve trazer sua barraca e material de camping.

Local e Transporte

O Curso acontecerá no Sítio Semente, na região do Lago Oeste de Brasília | DF. Com uma semana de antecedência, os participantes receberão por email uma Carta de Boas Vindas, com o mapa de chegada ao Sítio, as indicações de como chegar e a proposta de comboio e carona solidária. Recomendamos fortemente a Carona Solidária afim de diminuir o número de carros vindo para o curso, ajudar os participantes que não dispõe de meio de transporte, além de já propiciar a integração dos participantes.

Apoie este Projeto

Este curso é realizado através de financiamento coletivo das pessoas que apoiam e acreditam na importância deste projeto. Essa é a oportunidade que você tem de fazer parte de um projeto incrível que está construindo a mudança que queremos no mundo. Você pode apoiar este projeto de diversas maneiras, com diferentes valores, e optando por diferentes recompensas. Entre as recompensas, uma delas é ser um dos participantes do curso!

Visite o site desse projeto, faça parte dele participando do curso ou financiando a vinda de outras pessoas. A sua contribuição poderá ser feita pela internet através de boleto bancário, depósito online do seu banco, ou cartão de crédito e parcelado em até 6x.

Investimento

O valor de apoio ao projeto que oferece como recompensa participar no curso é de R$720,00 para os custos, incluindo todo o material pedagógico e material de apoio às práticas, acomodação, alimentação e certificação.