Festival Puroritmo – Cultura e Sustentabilidade

Um novo caminhar sobre o planeta em direção a uma cultura consciente.
Em movimento de ecologização de atitudes, celebrar a vida e sentir o puro ritmo da existência.

 

O Puroritmo reúne em um só evento: Ecologia – Sustentabilidade – Arte – Cultura.

O Puroritmo nos convida a repensarmos o nosso modo de vida e nossas ações.O que nos move no puro ritmo é promover a prática da sustentabilidade. Faça parte desta ação, transforme, seja mais um!

Projeto em parceria com outras instituições é um evento pioneiro no Brasil que apresenta soluções sustentáveis como a Permacultura e o consumo consciente. Traz a proposta cultural da diversidade e da fusão das origens artísticas, alimentares e musicais brasileiras com as manifestações contemporâneas globais. O objetivo é incentivar novas práticas de gestão ambiental e ações sociais comprometidas com qualidade de vida.

O Festival oferece ao público consumo consciente e entretenimento responsável. Acontece em uma Vila Cultural Sustentável montada dentro do Jardim Botânico de Brasília, a maior estação ecológica de Cerrado do mundo.

O Puroritmo chama atenção para a conservação do Cerrado como Patrimônio Nacional, convida o público ao comportamento saudável, tanto no âmbito individual quanto global, valorizando Brasília como a Capital da Sustentabilidade.

O projeto reúne, entre parcerias e participantes, várias organizações e representantes de diferentes setores da sociedade, instituições governamentais e não-governamentais, associações de agricultores e ecologistas, movimentos sociais, grupos de artistas e cultura popular, novas redes de organizações e iniciativas relacionadas a responsabilidade socioambiental.
Estruturas Ecológicas 
Gastronomia Natural
 
 Educação Ambiental
 
Permacultura
 
Saúde Integral
 
Diversidade Musical-Artística
 
Entretenimento Responsável
 
Neutralização de Carbono
 
Redução, reutilização e reciclagem
 

O PURORITMO vem ganhando maior dimensão regional e nacional e já é referência para outros projetos, eventos e ações do gênero. Foi referência para a Mostra Nacional Ambiental – Caminhos da Sustentabilidade, evento de abrangência nacional, que contou com mais de 30.000 pessoas na comemoração de 20 anos do IBAMA, uma parceria do IPOEMA e IBAMA, promovido pelas empresas de produção cultural Movimento Calango, Arquidesign e MKT.

Sustentabilidade

Cumprindo sua missão inovadora, o festival é planejado ecologicamente. Em sua concepção, o PURORITMO está fundamentado na Permacultura, ciência que difunde princípios e tecnologias ecológicas em mais de 120 países. As estruturas e logística são planejadas com materiais de baixo impacto ambiental, consumo consciente e reciclagem de resíduos.

O PURORITMO prioriza parcerias baseadas na ética do cuidado com a Terra e responsabilidade socioambiental. As parcerias envolvem ONGs, organizações governamentais, empresas e pessoas que trabalham pela valorização do bioma cerrado e realização de projetos culturais-sociais-ambientais.

O Festival é realizado em parceria do Jardim Botânico de Brasília e Instituto de Permacultura: Organização, Ecovilas e Meio Ambiente – IPOEMA.

Histórico

A primeira edição do PURORITMO foi realizada em 2002. Os parceiros Rafael Poubel, Chico Aquino e Ricardo Monteiro idealizaram uma Festa Consciente, sem bebidas alcoólicas e cigarros. O projeto evoluiu e se transformou em um Festival de Cultura e Sustentabilidade.

Em 2012 será realizada a 13ª edição do projeto. O conceito do Festival Puroritmo foi originalmente promovido durante os eventos, pela ênfase na alimentação orgânica e regional, música universal e ausência do consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, ações que fizeram o PURORITMO marcar sua história em Brasília como o evento cultural da sustentabilidade, totalizando 12 edições.

O PURORITMO ocorre anualmente em locais ligados à conservação ambiental e valorização da cultura brasileira. Foi realizado no Memorial das Idades do Brasil, criado pelo renomado historiador Paulo Bertran, na Oca do Sol, ONG coordenada pela ambientalista Consolacion Udry e no Sítio Gerânium do casal Marcelino e Abadia, referência em agricultura orgânica no DF.

Em 2008, o PURORITMO abraçou o Jardim Botânico de Brasília – JBB. Localizado no centro da capital, o ambiente ecológico se apresentou como o ponto ideal para a realização do evento, proporcionou ampla visibilidade e confirmou o projeto no calendário de eventos culturais do Distrito Federal.

Buscando a expansão do projeto, em abril de 2009, o PURORITMO foi organizado ineditamente na Ilha de Florianópolis, Santa Catarina e reuniu um público de mais de 1.000 pessoas que prestigiaram o Festival na Praia Mole, reconhecida por sua beleza natural internacionalmente. Em 2009, a parceria se concretizou com o JBB para a realização do evento, visando a promoção de maior visitação do espaço, valorização do cerrado e do entretenimento ao ar livre.[/a_tab]

Resultados

Desde 2002 atendeu 10.000 pessoas em 12 edições.
Reúne anualmente 400 pessoas na sua realização, gerando renda e incentivando grupos ligados à arte popular, gastronomia, projetos sociais e ambientais.
Em 2009 foi arrecadada meia tonelada de feijão e farinha de mandioca que foi doada para associações beneficentes.
Outro resultado deste projeto é sua expressividade no alcance de mídia espontânea, tendo diversas aparições na mídia impressa e televisiva.

Resultados
  • Desde de 2002 atendeu 10.000 pessoas em 12 edições.
  • Reúne anualmente 400 pessoas na sua realização, gerando renda e incentivando grupos ligados à arte popular, gastronomia, projetos sociais e ambientais.
  • Em 2009 foi arrecadada meia tonelada de feijão e farinha de mandioca que foi doada para associações beneficentes.
  • Outro resultado deste projeto é sua expressividade no alcance de mídia espontânea, tendo diversas aparições na mídia impressa e televisiva.

Site   Email